aposentadoria especial
Clique para Imprimir
A Aposentadoria Especial dá direito ao segurado de entrar com o pedido de benefício com menos tempo de labor. É uma maneira de reparar financeiramente o trabalhador que foi submetido durante anos a condições inadequadas de trabalho. Para ser concedida, é preciso avaliar a caracterização da atividade exercida em condições especiais que possam prejudicar a saúde do trabalhador.

O tempo mínimo de exercício da atividade para garantir o direito à aposentadoria especial varia e pode ser de 15, 20 ou 25 anos. Isso depende muito da agressividade do agente ao qual o segurado esteve exposto. A comprovação deve ser feita por meio do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um formulário preenchido com as informações do trabalhador.

Quem tem direito à Aposentadoria Especial:

  • Motoristas e cobradores de ônibus, motoristas e ajudantes de caminhão, frentista de posto de gasolina;
  • Guardas com uso de arma de fogo, vigilantes, guardas municipais, investigadores, bombeiros;
  • Médicos, enfermeiros, auxiliares de laboratório, dentistas, técnicos em radiologia, farmacêuticos, bioquímicos, veterinários;
  • Eletricistas, engenheiros, soldadores, metalúrgicos, mineradores, estivador, trabalhadores das indústrias de tintas, plástico e siderúrgicas;
  • Trabalhadores rurais ou que atuam com caça, pesca, agricultura, entre outros.

 

Para saber mais sobre aposentadoria especial, consulte um especialista no assunto! Entre em contato com os nossos profissionais: contato@curciol.com.br ou atendimento@curciol.com.br.

Curciol Sociedade de Advogados, Americana – SP

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *