Clique para Imprimir
Empreender é uma tarefa difícil, por isso, antes de mais nada, é preciso realizar uma boa análise do mercado, planejar e prever possíveis transtornos. Essa prevenção pode ser considerada um dos passos mais importante nas empresas, porém, muitos empresários só buscam as orientações certas após um problema ter ocorrido. Com o objetivo de orientar novos empreendedores, falaremos a seguir um pouco mais da assessoria jurídica para empresa. Confira!

 

O que é a assessoria jurídica para empresas?

 

A assessoria jurídica, como o nome já diz, é um serviço de assessoramento em que um escritório de advocacia oferece todo o suporte jurídico para as empresas. A principal diferença desse serviço é que, na assessoria jurídica, situações que envolvem a legislação são identificadas previamente, analisadas e solucionadas. 

 

Essa modalidade oferece as informações necessárias para que os empresários tomem as decisões certas com base nas leis. Desta forma, é possível saber quais são os riscos e as possíveis vantagens. 

 

Outro ponto importante da assessoria jurídica é que os advogados identificam as más práticas e orientam os empreendedores sobre situações que podem causar danos a terceiros, inadequação de processos internos, falhas em contratos, etc. Além disso, esse especialista te ajudará a entender quais as suas obrigações enquanto empresário. 

 

Benefícios da assessoria jurídica


Como dissemos anteriormente, uma boa assessoria jurídica pode prever possíveis transtornos e garante que a empresa esteja sempre em dia com a legislação, porém esses não são os únicos benefícios. Confira a seguir outras vantagens que a assessoria jurídica oferece: 

Segurança na tomada de decisões

Com o assessoria jurídica preventiva, as empresas conseguem identificar e antecipar acontecimentos negativos como multas e processos, além disso, é possível avaliar todas situações externas antes de tomar uma decisão, o que promove a segurança de toda empresa e garante análises mais profundas. 

Cumprimento da legislação

 

Uma assessoria jurídica eficaz garante que a empresa receba todas as atualizações referentes à legislação com agilidade e foco nas necessidades e interesses do empreendedor.

 

Reduzir o número de ações trabalhistas

Esse é um ponto muito importante quando o assunto é economia. Quando as empresas seguem a risca as legislações trabalhistas, as chances de responder a processos diminuem muito. 

 

Diminui custos com honorários

Ao contar com a assessoria jurídica em tempo integral, as empresas sempre estarão de acordo com as leis, dessa forma, os custos com honorários serão menores principalmente nos chamados ´´honorários sucumbenciais“. 

Como escolher uma boa assessoria jurídica?

Apesar das técnicas utilizadas na assessoria serem muito eficazes, é preciso contratar bons profissionais para a função. Confira algumas dicas para não errar na escolha:

 

Entenda quando iniciar o serviço

Muitos empresários acabam escolhendo o momento errado para a contratação do serviço. Às vezes por conta de pouco entendimento do negócio, do mercado e dos seus concorrentes. Por isso, saber quando iniciar essa parceria pode ser crucial para a geração de bons resultados.  

Procure  um especialista

Não adianta, na maioria dos casos um problema só pode ser solucionado por um especialista, por isso, é preciso escolher um bom escritório e contar com advogados especializados desde o ínicio. Questione sempre; esse é o nosso conselho para você que está pensando em contratar o serviço. E lembre-se de que nem sempre o mais caro é o melhor!

Discuta os honorários

Para garantir a economia, a negociação de valores é bem-vinda até nesses casos. Por isso, não tenha medo de consultar vários orçamentos e quem sabe até contar com a ajuda de um contador. Saiba negociar e mostre quais são as necessidades do seu negócio. 
Gostou do texto? Então comece a investir na assessoria jurídica agora mesmo. Acesse o site da Curciol e conte com a consultoria certa. 

Leia também: Direitos do Consumidor: 5 deles que você precisa saber.

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *